“Uma empresa honesta, só pode sobreviver dentro de uma sociedade se for para contribuir para a satisfação das necessidades das pessoas.”
O TQC é um sistema administrativo aperfeiçoamento no Japão a partir de idéias de dois americanos que lá estiveram logo após o término da 2a Guerra Mundial.
As Organizações Humanas (escolas, empresas, hospitais, clubes, etc.) são meios destinados a satisfazer as necessidades das pessoas.
Controlar uma “Organização humana significa identificar quais foram os resultados não alcançados (fora de controle); analisá-los, verificando quais foram às causas de agir sobre essas causas para melhorar os resultados para todos”.
Então, devemos medir os resultados para saber se esse objetivo foi atingido ou não:
1 - Medir a qualidade dos produtos ou serviços.
2 - As reclamações dos clientes (produtos ou serviços com defeito).
3 - Custo dos produtos ou serviços.
4 - Os atrasos na entrega dos produtos.
5 - moral dos funcionários que produzem (absenteísmo, acidentes, turnover nível salarial, crescimento profissional etc.).
TQC é o controle exercido por todas as pessoas para a satisfação das necessidades de todas as pessoas.
Portanto, se o objetivo final de uma empresa é satisfazer as necessidades de todas as pessoas.
Objetivo das empresas:
PESSOAS
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MEIOS
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RESULTADOS
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Clientes
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Qualidade
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Satisfação das necessidades
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Empregados
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Crescimento do ser humano
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Das pessoas
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Acionistas
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Produtividade (lucro)
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Vizinhos
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Contribuição social
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