quarta-feira, 15 de agosto de 2012

DDS 12 - CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL - TQC



“Uma empresa honesta, só pode sobreviver dentro de uma sociedade se for para contribuir para a satisfação das necessidades das pessoas.”

O TQC é um sistema administrativo aperfeiçoamento no Japão a partir de idéias de dois americanos que lá estiveram logo após o término da 2a Guerra Mundial.

As Organizações Humanas (escolas, empresas, hospitais, clubes, etc.) são meios destinados a satisfazer as necessidades das pessoas.

Controlar uma “Organização humana significa identificar quais foram os resultados não alcançados (fora de controle); analisá-los, verificando quais foram às causas de agir sobre essas causas para melhorar os resultados para todos”.

Então, devemos medir os resultados para saber se esse objetivo foi atingido ou não:
1 - Medir a qualidade dos produtos ou serviços.
2 - As reclamações dos clientes (produtos ou serviços com defeito).
3 - Custo dos produtos ou serviços.
4 - Os atrasos na entrega dos produtos.
5 - moral dos funcionários que produzem (absenteísmo, acidentes, turnover nível salarial, crescimento profissional etc.).

TQC é o controle exercido por todas as pessoas para a satisfação das necessidades de todas as pessoas.

Portanto, se o objetivo final de uma empresa é satisfazer as necessidades de todas as pessoas.

Objetivo das empresas:

PESSOAS
MEIOS
RESULTADOS
Clientes
Qualidade
Satisfação das necessidades
Empregados
Crescimento do ser humano

Das pessoas
Acionistas
Produtividade (lucro)

Vizinhos
Contribuição social



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